Alimentos termogênicos…grandes aliados na dieta

Receitas enviada por Cozinha Saúde

0 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 5 (0 votos, média: 0,00 de 5)
Efetue login para avaliar esta receita.

image_pdfimage_print

Alimentos termogênicos são aqueles alimentos que fazem o organismo gastar mais energia para serem processados e digeridos, elevando assim o gasto energético.Isso acontece porque esses alimentos contêm substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo, que é o conjunto de reações químicas que induz o organismo a queimar a quantidade de energia necessária para manter-se ativo. Eles também ajudam a transformar em energia as calorias provenientes da alimentação e da gordura já existente no organismo. E isso pode acontecer tanto no período em que o corpo precisa de mais energia para realizar atividades físicas, como nas horas de descanso, já que mesmo em estado de repouso a ação proporciona uma queima calórica maior, facilitando a redução de peso e de gordura corporal.
Os termogênicos mais conhecidos e que podemos utilizar na nossa dieta são:

Pimenta vermelha (caiena): possui a capsiacina que aumenta o metabolismo em até 20%. Para tanto, o consumo deve ser de 3g (meia pimenta) por dia. Mas, cuidado: o ingrediente é contraindicado para quem tem gastrite ou hemorroida.

Chá verde: entre os benefícios estão a prevenção de doenças, o bom funcionamento do trânsito intestinal e a redução do nível de absorção de açúcar no sangue. Consuma de uma a três xícaras ao dia. Evite beber à noite, principalmente quem sofre de insônia, pois tem cafeína.

Gengibre: o uso frequente aumenta em 20% o metabolismo, melhora a digestão e ajuda a prevenir o câncer de colo de útero e de ovário. Pode ser usado cru (suco, chá) ou refogado (sopa). Use apenas um pedaço pequeno, cerca de cinco centímetros por dia.

Canela: melhora o sistema imunológico e também tem o poder de queimar gorduras, por meio do ativador aldeído cinâmico. Coloque uma pitada de canela no café, por cima de frutas ou ainda em iogurte ou sucos.

Mostarda: Apesar de às vezes conter açúcar, também possui a ação termogênica. Porém, não ultrapasse duas colheres de chá, duas vezes ao dia.

Café: é estimulante e faz o organismo despender mais calor para digerí-lo. Mantenha a recomendação de, no máximo, 4 copinhos de café (cerca de 50ml para cada copo) por dia. Sem exageros, para não sofrer com dores de estômago, osteoporose, insônia e ansiedade.